sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

jQana pronta para usar!


O jQana, nossa ferramenta de análise de código, já está pronta para ser utilizada. Ela é um plugin de relatório Maven, que gera resultados agregados ao Maven Site. O jQana analisa as principais métricas de projeto e implementação: CC (Complexidade Ciclomática, LCOM4 - Coesão de classe e RFC - Response For Class - Acoplamento e complexidade de classes).

Com o jQana e outros plugins Maven (Cobertura / Jacoco, JDepend, PMD e CheckStyle), você pode analisar: arquitetura, projeto, implementação e regras de codificação em projetos Java, sem necessidade de depender de ferramentas NSOSS (Not So Open Source Software), como aquela que começa com S...

Você pode acessar, usar apenas o binário ou mesmo obter o código fonte (GitHub), tudo a partir do link: www.jqana.com. Como eu acabei de apontar o DNS, pode ser que ainda mostre a página do GoDaddy, então, use o link do GitHub: cleuton.github.io/jqana.

Use e participe! É um projeto super legal, que usa parsing de código fonte com ANTLR, de bytecode com BCEL, gera XML com Jaxb, e formata HTML com XSLT.

A ideia é criar os algoritmos de validação das métricas do zero, a partir da definição, evitando assim as diversas interpretações incorretas que algumas ferramentas de análise fazem.