terça-feira, 13 de maio de 2014

O Workshop de Qualidade de Software do CISL foi um sucesso!


Conforme amplamente divulgado, eu ministrei o treinamento: "Workshop de Qualidade de Software" através do CISL, aberto para todos e gratuito. O Evento aconteceu na sede do Serpro - Horto, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, e contou com representantes de diversas empresas e autarquias, como:

  • INT - Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Casnav - Centro de Análise de Sistemas Navais, da Marinha;
  • EMGEPROM - Empresa Gerencial de Projetos Navais, da Marinha;
  • INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
  • SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, do Ministério da Fazenda;
Falamos sobre os principais aspectos de uma aplicação, que são fonte de dívida técnica, propondo um modelo hierárquico e estruturado para avaliar e detetar problemas de qualidade de software, começando com a Arquitetura, passando pelo Projeto e chegando à Construção do sistema em análise.

Apresentei a ferramenta jQana, assim como diversas outras ferramentas livres (SonarQube, Maven, JDepend, Cobertura, Checkstyle, PMD e Findbugs), mostrando como utilizá-las, tanto individualmente como dentro de um processo de Integração Contínua.

Porém, o foco não foi só em ferramentas, mas em conceitos de qualidade de software (em cada aspecto) e as métricas associadas a eles, tudo com várias experiências práticas. 

Tenho recebido várias manifestações de pessoas que perderam ou que não conseguiram se inscrever no Workshop e estou tratando com o CISL uma futura repetição, talvez via video streaming. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário