quinta-feira, 10 de março de 2016

Vida de escritor...

Caros, 

Resolvi escrever isso por que venho sendo cobrado pela minha produção de livros. Os amigos e os leitores, frequentemente, perguntam quando sairá o próximo livro, ou sobre quais serão os tópicos abordados etc.

Eu gostaria de responder afirmativamente a estes questionamentos, porém, não tenho certeza de que continuarei a escrever livros.

A pirataria é o maior motivo. Há PDFs dos meus livros circulando livremente por aí, e isto reduz consideravelmente a minha remuneração, tornando esta atividade desinteressante. Alguém poderia argumentar, dizendo que é a inflação, mas, na verdade, é a pirataria mesmo. 

Eu estou recebendo cerca de 1/4 do que eu recebia há uns 5 anos, e resolvi investir em pesquisa. Contratei  uma pessoa que faz este tipo de pesquisa, e recebi um relatório bem interessante, contendo a quantidade de downloads e os principais trabalhos meus que estão por aí, seja na internet normal ou na "deep web". Se eu tivesse recebido pelo menos 1% sobre a venda desses PDFs, estaria milionário. 

Eu escrevo por que preciso. O dinheiro dos livros faz falta, portanto, tenho que substituí-lo por putras atividades, como lecionar, por exemplo.

Existem alternativas, como passar a publicar no exterior, e em inglês, coisa que estou considerando, afinal, como o Mercado é melhor, mesmo com a pirataria, eu ganharia algum din-din.

No Brasil, não dá mais para escrever livros. É uma pena...

Então, sinceramente, não sei se publicarei mais algum livro no Brasil.