sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Caô method - Seu novo método de desenvolvimento de software!


Pelo menos é bonitinho!

Conheça o novo método de desenvolvimento de software que estamos propondo! É bonitinho, é lúdico e não tem colesterol! Com ele, você garante seu salário por muito tempo, enquanto mantém o Cliente feliz e completamente envolvido.



Caô method é um novo método de desenvolvimento de software, que agrega pessoas, tecnologia e conhecimento para fazer NADA! Mas não se iluda! Temos nossos valores:
  • A jornada importa mais que o destino!
  • O lúdico é melhor que o lógico!
  • Entregamos com um sorriso!
Nada de formulários! Nada de cálculos! Nada de cronogramas! Risco é coisa de ultra-direita! O Caô method sempre consegue bons resultados (até porque não deixamos a objetividade definir o processo). Com o Caô method, tudo é discutível e questionável, utilizando técnicas lúdicas para obter o consenso (mesmo que não exista).

Atenção: Este método não existe! É uma brincadeira. Se você tentar usar, o problema é seu. ... Ah, e não é pessoal, é só gozação!

Funcionamento


No Caô method, o Cliente "declama" suas necessidades, sempre usando o formato Hai-kai. Atenção, isto é muito importante! Ele tem que seguir o formato Hai-kai! Assim fala pouco e pode criar muitos poemas, o que garantirá a subjetividade (e o seu emprego) por um longo período (lembre-se: A jornada importa mais que o destino).

Os membros da equipe, liderados pelo Caô Master, e auxiliados pelos Caozeiros, decidem a quantidade de pontos cada Poema terá. Há várias técnicas sérias para isto, porém as mais recomendadas são:


Dice planning


Uma técnica moderna e rápida para estimar os poemas Hai-Kai! Cada membro da equipe escolhe um número, de 2 até 12, e o Caô Master lança os dados. Aquele que acertar recebe um abraço grupal, e anota a quantidade de pontos do Hai-Kai. 

Uma técnica alternativa é esta:

Bingo planning

O Caô Master sorteia as bolinhas para cada Hai-Kai, pontuando-os automaticamente. Quem fizer "Bingo" tem que contar uma história!

Os Hai-Kais são anotados em papéis coloridos e servem para embrulhar balas e bombons! Quando mais pontos um Hai-Kai tiver, melhor a guloseima. Hai-Kais com menos pontos, embrulham balinhas pequenas e Hai-Kais com mais pontos, embrulham bombons e até tabletes de chocolate. Então, entra a técnica de acompanhamento e visibilidade do Caô method: 


Baleiro control

As balas, bombons e chocolates, devidamente embrulhados nos Hai-Kais, são colocados no Baleiro. Cada membro da equipe, ao pegar um Hai-Kai para fazer, desembrulha, come e coloca o papel no pote "fazendo". Ao final, pega o papel e coloca no pote "feito" (cuidado com baratas). A visibilidade é garantida, e as pessoas vão querer pegar os chocolates e doces.


O desenvolvimento no Caô method é dividido em "Gincanas" (lembre-se: O lúdico é melhor que o lógico). A equipe determina quantos "pontos" valerão para a Gincana e selecionam os Hai-Kais que serão desenvolvidos, de acordo com os pontos (ou não). Durante a Gincana, os membros da equipe competirão para ver quem consegue codificar mais Hai-Kais. Os vencedores ganham um abraço grupal e uma sessão de Shiatsu. Vence quem acabar com todos os doces que comeu!

Para evitar confusões, o Caô method usa uma técnica muito interessante para reunir as pessoas diariamente:



Daily ciranda

É uma reunião diária, onde as pessoas da equipe dão as mãos e rodam, com o Caô Master cantando uma "música de roda". É como um Partido Alto, e as pessoas improvisam no ritmo, cada uma na sua vez, cantando: "o que eu fiz / o que eu farei". Quem errar ou desafinar, tem que pagar uma prenda, que, geralmente, é arrumar o Baleiro, verificando se todos estão seguindo as regras.

No final de uma Gincana, vem o processo de "entrega", onde o software correspondente aos Hai-Kais é apresentado ao Cliente. Geralmente, isso é feito na forma de desafio, onde o Cliente canta e um membro da equipe responde, acompanhados pelo Caô Master tocando Ukelele.

Mesmo em um método bacana como o Caô method, desentendimentos podem acontecer. É comum as pessoas brigarem por balas, ou pisarem no calo uma das outras durante as cirandas. Quando isso acontece, o Caô Master anota tudo e deia para resolver durante a "Retrospectiva", que acontece ao final de cada Gincana. No Caô method, usamos a técnica de "Pêra-Uva-Maçã" como retrospectiva, pois garante um bom relacionamento (e alguns constrangimentos) entre os membros da equipe. 

Ah, se a "Pêra-Uva-Maçã" não funcionar, o Caô Master pode tentar um jogo de "Queimado"...


Qualidade de software

Como diz nosso valor: "Entregamos com um sorriso", mas isso não quer dizer que o Caô method seja desorganizado! Nos preocupamos com qualidade de software e seguimos alguns métodos para garanti-la, entre eles o XGH - eXtreme Go Horse: 


Pensou? Não é Go Horse!






Nenhum comentário:

Postar um comentário