sexta-feira, 11 de maio de 2018

Como estamos desatualizados!!!


#engenhariaDeSoftware #sistemasReativos #CQRS #EventSourcing

Cara, estamos muito, mas MUUUIIIITO desatualizados!

A engenharia de software está sofrendo uma verdadeira revolução, e nem todo mundo se deu conta. A maneira que modularizamos, componentizamos, implementamos comunicação e persistimos em nossos aplicativos mudou completamente.




Para começar, sabe o que são sistemas reativos? Não? Dê uma espiada na figura abaixo… Se ainda não conhece, leia o Manifesto Reativo (https://www.reactivemanifesto.org/pt-BR) e o assine!

Não há mais lugar para excrescências (sim, é isso mesmo) como: OOP, ORM, 2 Phase Commit e outras TOLICES do século XX. 

Padrões e técnicas modernas, como: Event Sourcing, CQRS (Command Query Responsibility Segregation), Saga, Consistência eventual e sistemas reativos estão silenciosamente dominando o mercado.

Sinto muito, mas tudo aquilo que você aprendeu e guardou com carinho em seu coração, já não vale mais nada. Se você é engenheiro ou arquiteto de software, eu recomendaria que começasse imediatamente a estudar essa nova arquitetura de software, começando por entender o que são sistemas reativos.

Para comemorar os 7 anos do Bom Programador, estou iniciando uma série de artigos sobre novas tecnologias, centradas no conceito de Sistemas Reativos! 

Para começar, por que você pensa que o React tem esse nome? E o RxJS (Reactive eXtensions for JavaScript)? 

Frameworks e bibliotecas reativas


Depois, olhe as principais bibliotecas e frameworks Reativos, para várias linguagens e plataformas, por exemplo: 



Estou trabalhando em um novo exemplo de software reativo, utilizando os conceitos do Manifesto Reativo, e duas camadas (frontend backend), com React e React Native. Em breve, postarei alguns tutoriais sobre ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário